22/08/2018

Dezenas de pessoas, dos mais diversos segmentos, participaram da abertura da Semana da Pessoa com Deficiência – Ituiutaba sem Barreiras “Conviver é Acolher as Diferenças”, que acontece na Escola Estadual João Pinheiro. A solenidade teve início com uma apresentação artística feita por alunos da APAE, que já demostraram qual seria o direcionamento desta semana, ou seja, que não existem limites para a pessoa com deficiência, desde que seus próprios limites sejam obedecidos.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Renato Moura, destacou a importância de eventos desta natureza, que buscam desmistificar e promover discussões em torno de um problema ainda tão presente na nossa sociedade, que é a falta de espaço e oportunidades para as pessoas com algum tipo de deficiência. “Várias conquistas já foram alcançadas, mas sabemos que ainda há um longo caminho para ser percorrido, até que possamos comemorar a total inclusão destas pessoas com deficiência na nossa sociedade”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, Esporte e Lazer, Edmar Franco Borges Paranaíba, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino, no sentido de preparar os profissionais da educação, para o acolhimento e para o trabalho diário com pessoas portadoras de necessidades especiais. “O trabalho de inclusão é diário e neste sentido temos obtido excelentes resultados. É muito importante ampliarmos esta discussão e buscarmos juntos, o melhor caminho e as melhores soluções para estas situações tão presentes no nosso cotidiano”, comentou.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Ituiutaba, Fábio de Freitas Guedes, reafirmou que o debate e o diálogo são as melhores formas de levar conhecimento á sociedade e esta informação é a chave que abrirá a porta da aceitação, tornando o meio em que vivemos, mais acessível às pessoas com deficiência. “Nós não queremos ser coadjuvantes neste processo. Queremos ser protagonistas. Não queremos que as pessoas nos olhem com piedade. Queremos que vejam em cada um de nós, a nossa capacidade. Temos limitações sim, mas quem não tem? As pessoas precisam entender que, apesar da nossa deficiência, podemos e devemos ser inseridos na sociedade e no mercado de trabalho sim”, disse o presidente do COMPED.

A Semana da Pessoa com Deficiência é um evento promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência; pela Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, através do Centro Municipal de Assistência Pedagógica e Aperfeiçoamento Permanente de Professores (CEMAP).